Oportunidades

Atualmente, no âmbito da presente candidatura, há diversos Acordos de Cooperação assinados, nomeadamente com os mercados da Polónia e Hungria:
Image
Linha

Hungria - Zone Cluster

O Zone Cluster é estabelecido pela cooperação das principais empresas húngaras de informação-comunicação, energia, automóveis e transporte aéreo, definindo a sua missão de se tornar uma base profissional europeia significativa para o futuro soluções de mobilidade e desenvolvimentos de infraestrutura. Para o efeito, explora várias oportunidades de negócio, nomeadamente através do desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras, promoção da introdução do produto no mercado e aumento da consciencialização da inovação entre os participantes do setor.
Para o efeito, promove a cooperação em cofinanciamento nacional e internacional conjunto, coordenação de processos de comunicação e informação que apoiam a cooperação (construção e desenvolvimento de uma rede de parceiros).

Image
Linha

Hungria - IVSZ

IVSZ é o maior e mais significativo grupo de interesse principal da indústria de Tecnologias de Informação e Comunicação na Hungria.
A associação opera como uma plataforma conjunta para os setores de tecnologia da informação, telecomunicações e eletrónica desde que foi fundada em 1991. Devido às TIC serem uma das indústrias de expansão e desenvolvimento mais dinâmicas do mundo, tem um papel significativo na prosperidade económica da Hungria. Portanto, com referência ao crescente domínio do setor, a Associação das TIC húngaras começou a ter um papel sério na Transformação Digital da Hungria.
Com a comunicação clara das tendências inovadoras do setor e preocupações relevantes, a associação também se dedica a implementar e disseminar a importância da economia digital. Portanto, A IVSZ sempre aspirou a representar efetivamente os interesses setoriais e sociais e os objetivos estratégicos da sociedade da informação húngara e do setor de TIC.

Image
Linha

Hungria - Information Management Innovation

Information Management Innovation foi fundado para apoiar o desenvolvimento uniforme e orientado à tecnologia de suas empresas membros e aprimorar sua competitividade no mercado nacional e internacional de produtos e trabalho. Existem duas áreas principais em que a melhoria da competitividade é essencial:

  • Competitividade interna: desenvolvimento de competências de retenção e capacitação de funcionários;
  • Competitividade externa: melhoria da competitividade no mercado de produtos e serviços.

  • Ao enfrentar esses desafios, o Cluster pretende fornecer serviços de melhoria de valor agregado para os seus membros fundadores e novos associados.

Image
Linha

Hungria - Infopólus_Porta Novum Nonprofit

Como resultado da colaboração dos principais centros de pesquisa de software, empresas e organizações de transferência de tecnologia, Infopólus foi fundado com base na cooperação do parceiro industrial da Universidade de Szeged e na operação do consórcio e-Szeged.
A visão do Pólo de Inovação da Indústria de Software é promover o mercado e a eficiência económica de suas empresas membros por meio de cooperação comercial, desenvolvimento inovador e cooperação internacional, baseando-se no conhecimento internacional da Universidade de Szeged e nos resultados práticos de suas empresas membros.
O Cluster pretende contribuir para o desenvolvimento do ensino universitário e o uso eficiente e consciente dos recursos e competências de pequenas e médias empresas representando a indústria de software para tornar a indústria de IT um fator significativo na economia.

Image
Linha

Polónia - Interizon Cluster

Interizon Cluster funciona como uma parceria, visando manter um alto nível de flexibilidade enquanto forma organizacional aberta e transparente que trabalha a favor da integração e da realização de ações adicionais em termos de campos específicos interessantes para os participantes do cluster.
Para o efeito, a sua estratégia passa pelos seguintes pontos:

  • Construir uma sociedade e inovação baseadas no conhecimento, promovendo um ambiente de parceria e cooperação;
  • Desenvolver uma rede de cooperação de empreendedores e outras entidades com instituições relacionadas a negócios, instituições educacionais e entidades da administração pública, incluindo a garantia do funcionamento das estruturas organizacionais e financeiras do Interizon Cluster;
  • Estimular o espírito de empreendedorismo e atividades inovadoras em ambiente de pesquisa;
  • Mapear as necessidades, coordenar os trabalhos e apoiar a cooperação entre as empresas com o apoio do governo local e instituições, incluindo a participação nos projetos que fornecem cofinanciamento a partir de fontes da UE;
  • Implementar ações de apoio à atividade de determinados membros e ao potencial do Cluster, especialmente por promoção do Cluster e cooperação dos seus membros no país e no exterior, organização de seminários, conferências, workshops, missões de campo, atividades piloto e promocionais, bem como atividades que estimulem a cooperação estrangeira dos membros;
  • Empreender e desenvolver cooperação com outros Clusters e os seus membros, especialmente como parte de projetos financiados por fontes estrangeiras (o desenvolvimento da internacionalização do Cluster).

Image
Linha

Polónia - PPCC

A Câmara de Comércio Polónia-Portugal (PPCC) é uma organização independente, sem fins lucrativos, que se propõe promover os interesses das suas cerca de 200 empresas associadas, no que diz respeito às relações comerciais entre as empresas na Polónia, em Portugal e nos países de língua portuguesa.
A experiência profissional e técnica permite promover e melhorar o desenvolvimento do sector privado e as relações entre empresas e empresários com interesses nos mercados polaco e de língua portuguesa.
A PPCC desenvolve as suas atividades com vista ao desenvolvimento das relações económicas, trabalhando para atrair investidores de Portugal que procurem desenvolver as suas atividades de forma dinâmica na Polónia, e vice-versa, incentivando a melhoria contínua da competitividade e facilitando o acesso de empresários portugueses e polacos a novos mercados.

Image
Linha

Polónia - Klastry Polskie

A Associação Polaca de Clusters reúne clusters económicos de toda a Polónia, visando tornar-se uma plataforma permanente de cooperação. Onde quer que sejam necessárias atividades, pretende representar os interesses do ambiente do cluster e ser um parceiro em vários níveis. Para o efeito, visa combinar ideias de engenharia com as mais recentes técnicas e tecnologias que permitirão otimizar processos de produção, aumentar a produtividade, otimizar o consumo de recursos, minimizar desperdícios e perdas e, consequentemente, garantir a posição competitiva das empresas no cenário internacional, nomeadamente através das seguintes práticas:

  • Incentivar o aumento da atividade de pesquisa e desenvolvimento dentro de competências estratégicas;
  • Promover o desenvolvimento de métodos avançados de produção ao longo da cadeia de suprimentos;
  • Facilitar a cooperação em torno de competências estratégicas;
  • Apoiar o uso da infraestrutura de engenharia e pesquisa.